Tumores ósseos

Sarcoma é uma neoplasia do osso, cartilagem, tecido gordo, músculo, vasos sanguíneos, ou de outros tecidos do tipo conjuntivo ou de suporte.ele é, normalmente, altamente maligno.  O termo tem origem grega e significa "crescimento carnoso". Os tumores ósseos também são chamados de sarcomas, embora estejam em outra categoria devido às suas características clínicas, microscópicas e por terem um tipo de tratamento diferente.

Tipos de sarcoma:

- Fibrosarcoma 
- Histiocitoma fibroso maligno 
- Dermatofibrosarcoma 
- Liposarcoma 
- Rabdomiosarcoma 
- Leiomyosarcoma 
- Hemangiosarcoma 
- Sarcoma de Karposi 
- Linfangiosarcoma 
- Sarcoma sinovial 
- Neurofibrosarcoma 
- Condrosarcoma extraesquelético 
- Osteosarcoma extraesquelético 
- Osteosarcoma 
- Condrosarcoma

Os sarcomas de partes moles  (partes moles são os tecidos moles do nosso organismo como músculos, tecidos fibrosos e adiposos, tecidos de suporte, gordura, sistema nervoso periférico, vasos sangüíneos e linfáticos) abrangem uma série de tipos de tumores. Alguns crescem lentamente e outros apresentam crescimento bem mais rápido. Normalmente, quando o diagnóstico é feito, os tumores já se espalharam pelo corpo todo. Como o sarcoma raramente causa dor,o diagnóstico é feito tardiamente. O sarcoma costuma doer só quando o tumor está localizado em lugares muito raros e de difícil acomodação.

Cada pessoa apresenta uma resposta diferente ao sarcoma, mas a maioria deles é resistente à quimioterapia e à radioterapia, por isso se diz que o melhor tratamento para sarcomas é o cirúrgico.

Dependendo de onde tem início o sarcoma e de onde se localiza o tumor primário os tumores podem ser espalhar por diferentes lugares. O mais comum é que a metástase seja no pulmão, mas podem também surgir metástases no fígado.