Medicamentos

    Muitas vezes temos dúvidas tão simples com relação ao uso correto de medicamentos que não pensamos em perguntar tais coisas ao médico. Bobagem nossa pensar assim. O médico é sempre a melhor pessoa a quem devemos recorrer em casos de dúvidas em relação ao uso dos medicamentos. Evidentemente, há algumas condutas médicas que variam de acordo com a corrente que cada um prefere seguir.

Depois que o médico receitou determinado medicamento, caso haja dúvidas, lembre-se de que o farmacêutico é bastante indicado para nos orientar quanto ao uso correto dos medicamentos.

Com esta nossa seção, pretendemos somente apresentar algumas dicas com relação ao uso correto de medicamentos, os cuidados com relação aos remédios, falar um pouquinho de famacovigilância, medicamentos quimioterápicos genéricos, medicamentos quimioterápicos similares, medicamentos de referência e trazer até você algumas informações, como, por exemplo: dividir um comprimido pode afetar ou não o efeito terapêutico do medicamento?

Ainda em relação aos medicamentos, lembre-se de informar a seu médico se você já teve alergia ou alguma reação a algum medicamento e se você está fazendo alguma dieta com restrição de sal ou açúcar. Fale também se você está usando ou usou qualquer medicamento ou suplemento alimentar recentemente. Não se esqueça também dos medicamentos de venda sem prescrição como analgésicos, laxantes e antiácidos.

Quando você for comprar do seu medicamento, lembre-se de observar o lacre ou a embalagem de proteção: verifique se estão inalterados. Confira se a caixa e a embalagem interior correspondem ao que foi prescrito pelo médico e se estão na quantidade indicada.

É importante que você guarde seu medicamento adequadamente. Guarde sempre seu medicamento nas condições adequadas , porque ele poderá estragar, mesmo dentro do prazo de validade, se não for bem guardado. Mantenha os medicamentos guardados em suas embalagens originais, longe do calor, da umidade e da luz direta.

Além disso, nunca dê seu medicamento para outra pessoa. Seu medicamento foi receitado para seu problema e pode não ser adequado para outras pessoas. O medicamento somente deve ser tomado de acordo com a receita médica, respeitando as doses, a hora correta e o período de tempo indicado para o tratamento.